Treino para Hipertrofia

19 de junho de 2011

treino hipertrofiaHipertrofia muscular é o termo usado para definir o crescimento das células musculares que acontece mais comumente como resultado da prática de exercícios físicos com levantamento de peso nas academias de musculação e também como resultado de atividades físicas cotidianas que requeiram o levantamento de pesos de forma rotineira.

Para chegar à hipertrofia muscular é preciso muita disciplina, determinação e persistência, pois no início, quando se começa a exercitar um determinado grupo muscular o primeiro resultado aparente é o ganho de força, muitas vezes imperceptível no tamanho dos músculos. É com a continuação dos exercícios que as células musculares se expandem, acontece uma complexa interação de reações do sistema nervoso que resultam no aumento da síntese proteica e então estas células começam a se multiplicar, se tornando maiores e mais fortes também.

Muitos atletas se dedicam a treinos exaustivos para ganhar massa muscular, pois para eles a hipertrofia pode ser valiosa, no ganho de força e de poder nas competições. Existem muitos programas elaborados previamente para os adeptos da musculação alcançar a hipertrofia, contudo o ideal é que estes programas de treinamento sejam adaptados as características de cada indivíduo. Apesar da grande variação dos estilos dos programas de treino propostos para a hipertrofia, as maiorias dos atletas e treinadores concordam em alguns pontos, entre eles é que os exercícios com peso são os mais indicados para a hipertrofia muscular.

Os exercícios praticados devem ser específicos para o tipo de força desejado ou para o crescimento dos músculos, porém o principal ponto com relação a prática dos exercícios para o aumento da massa muscular é o volume de exercícios. Para desenvolver a hipertrofia muscular é importante um maior número de repetições que podem ser mais eficazes em exercícios de alto volume, ou seja, com o uso constante de série e de repetições, que devem auxiliar o corpo a estimular e aumentar a massa muscular e a força.

Existem muitas outras fórmulas que prometem lhe orientar pelos melhores caminhos até chegar a hipertrofia muscular, e a verdade é que a maioria desses programas realmente funciona, mas todos eles dependem principalmente do seu nível de dedicação e disciplina, pois todos requerem muito trabalho e constância com a rotina de treinos, respeitando seus intervalos, além de muita disciplina com a alimentação.

Deixe um Comentário

Previous post:

Next post: